terça-feira, 3 de novembro de 2009

meu pequeno leitor

A curiosidade incessante de uma criança que está aprendendo a ler é algo de fascinante!!!!!

O meu pequeno leitor aqui de casa está deliciosamente impossível! Se por acaso parou mais de um minuto em um lugar ele acha algo pra ler.... de rótulo de alimento até placa de rua... (em São Paulo não temos mais outdoors - ainda bem pois a cidade ficou mais bonita - mas lembro de ter começado lendo outdoors!!!! ele lê as placas de indicação de bairros e ruas...).

Daí senti necessidade de livrinhos que ele conseguisse ler inteirinhos.... com uma letra que ajudasse no processo para incentivar a leitura... Fui à Livraria da Vila e passei um par de horinhas por lá fuçando procurando e trocando idéias com a vendedora que é super antenada! Adoro vendedoras de livraria que lêem e sabem oque estão vendendo!!!!

Entre outros livros ela me indicou a Coleção Estrelinha da Editora Ática. Não é uma coleção nova, aliás pode ser que até você tenha aprendido a ler com estes livrinhos, eu não me lembro deles e fiquei encantada!.
Sônia Junqueira, a autora faz um trabalho fantástico ao criar estórias só com palavras adequadas a cada fase da alfabetização.

E assim comecei a uma nova fase, meu filho é que lê os livros pra mim antes de dormir.... Estamos na coleção uma estrelinha e na última semana lemos com sucesso 3 livros!!! ou como ele gosta de dizer: "três livros inteirinhos né mamãe?" um por dia. Morando em casa de leitores ávidos acho que ele não vê a hora de conseguir ler tudinho!

Coleção Estrelinha: (descrição da Editora)
Há mais de 20 anos, a Coleção estrelinha ajuda professores de todo o país a alfabetizar seus alunos. Agora, ela está de visual novo: ganhou formato maior, capas mais bonitas e texto em letra bastão, para facilitar a leitura por crianças que começam a se familiarizar com as palavras.
A coleção acompanha as diversas fases da alfabetização, identificadas por cores diferentes e pelo número crescente de estrelinhas. Os textos, de Sonia Junqueira, exploram a sonoridade, levando a criança a distinguir os sons por meio de rimas e repetição de letras, sílabas e palavras.
1 Estrelinha - para crianças no inicio da alfabetização- com frases curtas, inclusive diálogos, em ordem direta (sujeito + verbo + predicado) e palavras com sílabas simples (consoante + vogal)




Um comentário:

  1. Aiii.. eu A-M-O estes livrinhos! Quando eu era menor, eu li A Foca Famosa na escola, e eu simplesmente achava ela D+! Eu tinha completamente me esquecido sobre isto e como hoje tenho uma filha de 3 aninhos, vou certamente comprar estes para ela! Obrigada por postar isto!!

    ResponderExcluir